Pular para o conteúdo principal

O profeta Elias e a carruagem de fogo


"E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que uma carruagem de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho (2 Reis 2:11)"


Se fizermos uma ligação do profeta Elias com a Fraternidade dos Essênios, vamos verificar que a "ascensão aos céus" através da "carruagem de fogo" pode ter um significado filosófico.
E como isso acontece?


Os Essênios por ser uma ramificação da Grande Fraternidade Branca possuíam em seus estudos os chakras.
Se você ainda não sabe nada sobre chakras, você pode estudar o nosso artigo sobre o assunto clicando AQUI.
Segundo o Hinduísmo, para a pessoa atingir a Iluminação Espiritual ela deve despertar todos os chakras.
Esse despertar segundo o Yoga acontece através da energia Kundalini.
Para quem não conhece, o símbolo da Kundalini é uma serpente (lembra da serpente do Jardim do Éden?), sendo que essa energia também é conhecida como "fogo serpentino" (qualquer comparação com o elemento fogo da carruagem narrada na Bíblia não é mera coincidência).
O processo do despertar dos chakras inicia-se pelo chakra básico (também chamado de Muladhara) localizado na base da espinha dorsal e esse processo finda no chakra coronário (também chamado de Sahasrara) localizado no alto da cabeça.
Esse processo quando completo, causa uma "Ascensão Espiritual" ou "Elevação aos Céus" que no Budismo esse "estado búdico" é chamado de "Iluminação".
A pessoa que atinge a Iluminação (também conhecida como estado "Crístico") possui um grau de consciência muito mais elevado que qualquer ser humano comum.
No Judaísmo encontramos esse conhecimento na Kabbalah trazida do Antigo Egito por Abraão e Moisés (patriarcas do Judaísmo) ao estudarem o Hermetismo (ensinamentos de Hermes Trimegistus que também é conhecido como o deus egípcio Toth) que é um método que estuda a natureza do ser humano e do universo (microcosmo e macrocosmo). 
Esse procedimento foi ensinado também por Sócrates, sendo encontrada no oráculo de Delfos na Grécia (templo dedicado ao deus grego Apolo que era o deus solar, ou seja, o sol significa "luz"), a seguinte instrução na entrada do templo: 




"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses"

No Espiritismo, esse processo é chamado de "Reforma Íntima".
Portanto, a passagem que narra a elevação do profeta Elias trata-se do momento em que ele despertou todos os chakras (atingiu a Iluminação), ou seja, fez a sua reforma íntima; e não que ele tenha literalmente ascensionado aos céus em uma carruagem de fogo com cavalos de fogo.
Até porque se a suposta carruagem feita de fogo entrasse em contato com a pele do profeta Elias, devida a alta temperatura o profeta faleceria no mesmo instante, pois o fogo causa asfixia e em contato com a pele destrói o corpo carnal.
Devemos evitar o equívoco de interpretar literalmente os textos considerados sagrados.

Que Jesus nos ilumine sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: