“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:6)”
Essa é uma das frases mais conhecidas de Jesus e que expressa uma grande sabedoria por parte do Mestre dos Mestres.
Porém ela vem sendo mal interpretada pelas atuais religiões ditas cristãs.
Vejamos o motivo.
Quando Jesus diz "Eu Sou", Ele se referia aos seus ensinamentos, a sua filosofia de vida.
Caminho significa que o ser humano deve trilhar, ou seja, seguir os ensinamentos do Evangelho.Verdade significa que o Evangelho é a expressão mais pura das Leis Cósmicas trazidas para o ser humano.Vida é no sentido espiritual. Lembre-se da parábola do filho pródigo, pois ficará fácil entender o significado da simbologia dos vivos e dos mortos.Quando Jesus diz que ninguém vai ao Pai senão por Ele significa que ninguém conseguirá ascender espiritualmente caso deixe de seguir os ensinamentos do Evangelho.É importante saber que Jesus não foi o único encarregado de transmitir esses ensinamentos, tanto que Ele mesmo encarregou doze pessoas e posteriormente outras setenta, conforme narram os Evangelhos, para dar continuidade ao trabalho de divulgação dos seus ideais.
E por que as pessoas cometem equívocos ao interpretarem os ensinamentos de Jesus?
Porque no Ocidente temos a infeliz mania de interpretar os textos sagrados de forma literal.
Devo lembrar que a cidade de Belém, que é um município palestino localizado na parte central da Cisjordânia e a cidade de Nazaré em Israel, fica no Oriente Médio.
Nem preciso dizer à relação que essas cidades têm com Jesus, né?
E o que isso quer dizer?
Significa que os ensinamentos de Jesus (de acordo com a localização geográfica donde Ele vivia) são nos moldes orientais, ou seja, todos os ensinamentos trazidos pelos grandes mestres orientais são criados dentro do sistema metafórico, portanto, não podem ser interpretados de forma literal, pois são ensinamentos de elevados padrões filosóficos e acadêmicos.
Portanto, Jesus não estava falando da sua pessoa em si; Ele se referia aos seus ensinamentos.
Fica a seguinte frase para reflexão: Jesus não veio salvar ninguém literalmente falando como é pregado erroneamente por certas religiões, pois cada ser humano é inteiramente responsável pelo seu próprio destino, afinal, colhemos aquilo que plantamos; Jesus é o grande instrutor que veio mostrar para humanidade a forma de sermos pessoas melhores através dos seus ensinamentos e do seu exemplo.
Que Jesus nos ilumine sempre!
Meu coração bate em júbilo sempre que depara com as discertações conscientes e esclarecedoras, á luz da Doutrina Espírita, nos incentivando a busca da verdade. É mister que caiam as escamas de nossa cegueira espiritual para que vejamos e vivenciemos esta dádiva do Divino Mestre, através do Consolador prometido. Muita Paz.
ResponderExcluir