Pular para o conteúdo principal

O que são provas e expiações?



Ao chegarmos à um Centro Espírita nos dias das palestras públicas, é comum ouvirmos os palestrantes falarem que vivemos num mundo de provas e expiações.
Mas, afinal, por que “provas e expiações”? O que significa essa definição?
Se você ainda não sabe e quer saber, hoje a sua dúvida será esclarecida!

Num primeiro momento, vamos consultar o dicionário Michaelis para saber o significado de cada termo.

Prova: Aquilo que serve para estabelecer uma verdade por verificação ou demonstração.

Expiação: Sofrimento de pena ou castigo (grifo meu) imposto à um delinquente.

Agora que sabemos o que cada termo significa, vamos entender o motivo deles serem usados na Doutrina Espírita.

Você já se perguntou qual é o motivo da encarnação e das reencarnações dos Espíritos?

Para facilitar o entendimento, vamos usar a seguinte analogia:

Eduardo


Eduardo tem 7 anos de idade e cursa a 1ª série do Ensino Fundamental.
Para que ele possa ser promovido para a 2ª série, no final do ano ele passará por uma avaliação, sendo que:

1) Caso o Eduardo tire uma nota azul, ele será promovido.

2) Entretanto, se ele tirar uma nota vermelha, ele cursará novamente a 1ª série e assim sucessivamente com as séries subsequentes.

Com base na analogia acima, podemos concluir que:
Espírito que conseguiu evoluir (passar de série)

1)      Para o Espírito evoluir, num primeiro momento serão programadas uma determinada quantidade de encarnações, assim como na escola, onde o aluno possui um determinado número de séries preestabelecidas para que ele possa absorver todo o conhecimento paulatinamente, afinal, dificilmente um aluno que cursa uma das primeiras séries terá condições de dominar o conteúdo das séries mais avançadas (salvo os superdotados), pois precisará assimilar as informações da série em que está para ter uma base sólida.


2)   No entanto, se o Espírito falhar na encarnação em que ele se encontra, o mesmo deverá retornar numa nova encarnação para cumprir aquilo que ele não cumpriu, ou seja, é igual ao aluno que terá que repetir a série em que não foi promovido.

Sendo assim, podemos dizer que as provas são para o Espírito, as dificuldades que ele encontra no decorrer das suas encarnações para que, através delas, ele possa evoluir. Já as expiações, são as provas que o Espírito passa para corrigir o que ele fez de mal no passado.

É importante frisar que o Espírito terá diversas encarnações tanto para passar por provações quanto para quitar os seus débitos, sendo que em ambas as situações ele estará em processo de aprendizado.

Mas Leone, se as expiações são uma forma de castigo, Deus castiga?

Bom, isso será o assunto do próximo artigo...

Fonte: O Livro dos Espíritos (Allan Kardec). Questões: 132 à 133, 166 à 170 e 189 à 196.


Que Jesus nos ilumine sempre!

Comentários

  1. Olá Leone? volte a postar no blog... Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Renata. Tudo bem?

      Pedido dado é pedido atendido. Rsrs

      Aproveita e veja o nosso novo artigo:

      https://conhecespirita.blogspot.com.br/2016/07/os-fenomenos-de-mortes-aparentes-na.html?showComment=1467795804894

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: