Pular para o conteúdo principal

Todo mundo precisa tomar água fluidificada quando vai ao Centro Espírita?



A água fluidificada (cujo o termo mais apropriado e usado por Kardec é água magnetizada, uma vez que a água em estado líquido, já está num estado fluídico), é bastante popular nas reuniões públicas em muitos Centros Espíritas.
Mas será que todo mundo precisa tomá-la?


Para responder essa pergunta, precisamos saber quando esse recurso passou a ser adotado, quem o adotou e porquê foi adotado.
Ao estudarmos as obras de Kardec, temos a informação que os passes magnéticos não foram inventados pelo Espiritismo e que Kardec era adepto do Magnetismo Animal de Mesmer.
Na obra Instrução Prática sobre Magnetismo Animal de Deleuze (recomendada por Kardec no Catálogo Racional, na seção de livros sobre Magnetismo), encontramos as seguintes recomendações para o uso da água magnetizada:

“A água magnetizada é o melhor remédio nas convalescenças, dá força, restabelece o estômago, facilita a digestão e faz evacuar, seja pela urina ou pela transpiração, tudo o que impedia o inteiro restabelecimento do enfermo”.

E ainda tem mais:

“Quando o magnetizador não pode visitar seu enfermo senão duas ou três vezes por semana, a água magnetizada supre a ação direta. Convém seguir usando-a algum tempo depois de terminado o tratamento”.

Ao estudarmos o Magnetismo, sabemos que na maioria das vezes, o tratamento magnético pode necessitar de diversas sessões, dependendo do estado em que se encontra o assistido, ou seja, quanto mais debilitado ele estiver, mais energias precisará receber até se recuperar.
Para acelerar o processo de recuperação, os mesmeritas passaram a adotar a água magnetizada (conforme nós vimos nas recomendações de Deleuze) quando não podiam ir todos os dias na casa dos seus assistidos para aplicar-lhes os passes magnéticos.
Esse procedimento é semelhante ao fazermos um tratamento médico, pois dependendo do grau da nossa enfermidade, além de tomarmos as medicações no pronto socorro e/ou no hospital, precisamos continuar o tratamento medicamentoso em casa.

Precisamos entender que a prescrição do uso da água magnetizada não era feita de forma leviana, ou seja, ela era usada para casos específicos.
Sabendo disso, podemos entender que nem todas as pessoas que tomam passe, precisam tomar a água magnetizada no Centro Espírita.
Se partirmos do princípio que ao estar num Centro Espírita, estamos imersos numa atmosfera energética positiva, não precisamos nem mesmo tomar o famigerado “passe de limpeza”, uma vez que ao adentrarmos esse local, as energias do ambiente irão fazer essa “limpeza” de maneira automática através da repulsão fluídica e passamos a absorver as energias do ambiente, conforme nos diz Kardec no capítulo 14 de A Gênese.
Quem precisa tomar passes e água magnetizada são as pessoas que mesmo com as energias do ambiente, não conseguem suprir as suas carências energéticas.
Portanto, o problema não é o uso da água magnetizada, mas a sua finalidade, pois, em primeiro lugar, a Doutrina Espírita é uma Ciência e precisamos deixar os achismos de lado.


Muita paz à todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: