Pular para o conteúdo principal

Reunião pública no Centro Espírita




Para quem chega pela primeira vez num Centro Espírita, a reunião pública (com atendimento fraterno, palestra e passes) é o primeiro contato com a instituição.
No meio espírita, elas são extremamente instrutivas e consoladoras.
Quando iniciei no Espiritismo, tive algumas dúvidas e hoje vou compartilhá-las:

1-      Como, quando e por que essas reuniões surgiram nos Centros Espíritas?
2-      Por que elas não existiam na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas (instituição criada e presidida por Kardec)?

Na época, procurei algumas referências nos livros da codificação, mas não encontrei nada escrito!
Afinal, será que os Centros Espíritas inventaram esse tipo de reunião, sem ter base doutrinária?
Com um pouco mais de paciência, encontrei a informação num artigo da Revista Espírita que falava sobre a Sociedade Espírita de Bordeaux...
Esse Centro Espírita havia sido fundado na França em 1866 e o presidente de lá, trocava diversas correspondências com Kardec.

Numa delas, ele explicou quais eram as atividades mantidas pela instituição:

·         Quinta feira – Reunião mediúnica, dedicada ao atendimento dos Espíritos Obsessores;
·         Sábado – Reunião pública com palestra e aplicação de passes;
·         Domingo – Reunião de formação de médiuns.

A ideia da reunião pública era divulgar o Espiritismo para os iniciantes e incentivá-los a conhecer mais sobre a Doutrina Espírita. Kardec gostou tanto do programa dos nossos irmãos bordolenses, que ele disse que a ideia era digna de aplausos!

Agora que já sabemos como, quando e porque surgiram as reuniões públicas nos Centros Espíritas, caso você queira saber mais, recomendo a leitura do artigo “Nova sociedade espírita de Bordeaux”, publicado na edição de junho de 1867, na Revista Espírita.

Caso você tenha gostado do artigo, compartilhe com o pessoal do Centro Espírita que você frequenta.

Que Jesus nos ilumine, hoje e sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: