Pular para o conteúdo principal

Eu Sou o caminho, a verdade e a vida


“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim (João 14:6)”

Essa é uma das frases mais conhecidas de Jesus e que expressa uma grande sabedoria por parte do Mestre dos Mestres.
Porém ela vem sendo mal interpretada pelas atuais religiões ditas cristãs.
Vejamos o motivo.

Quando Jesus diz "Eu Sou", Ele se referia aos seus ensinamentos, a sua filosofia de vida.
Caminho significa que o ser humano deve trilhar, ou seja, seguir os ensinamentos do Evangelho.Verdade significa que o Evangelho é a expressão mais pura das Leis Cósmicas trazidas para o ser humano.Vida é no sentido espiritual. Lembre-se da parábola do filho pródigo, pois ficará fácil entender o significado da simbologia dos vivos e dos mortos.Quando Jesus diz que ninguém vai ao Pai senão por Ele significa que ninguém conseguirá ascender espiritualmente caso deixe de seguir os ensinamentos do Evangelho.

Muitas pessoas confundem ao acharem que Jesus é o único a transmitir essas informações, justamente por fazerem uma interpretação equivocada sobre as palavras do Mestre Galileu.
É importante saber que Jesus não foi o único encarregado de transmitir esses ensinamentos, tanto que Ele mesmo encarregou doze pessoas e posteriormente outras setenta, conforme narram os Evangelhos, para dar continuidade ao trabalho de divulgação dos seus ideais.
E por que as pessoas cometem equívocos ao interpretarem os ensinamentos de Jesus?
Porque no Ocidente temos a infeliz mania de interpretar os textos sagrados de forma literal.
Devo lembrar que a cidade de Belém, que é um município palestino localizado na parte central da Cisjordânia e a cidade de Nazaré em Israel, fica no Oriente Médio.

Nem preciso dizer à relação que essas cidades têm com Jesus, né?

E o que isso quer dizer?

Significa que os ensinamentos de Jesus (de acordo com a localização geográfica donde Ele vivia) são nos moldes orientais, ou seja, todos os ensinamentos trazidos pelos grandes mestres orientais são criados dentro do sistema metafórico, portanto, não podem ser interpretados de forma literal, pois são ensinamentos de elevados padrões filosóficos e acadêmicos.
Portanto, Jesus não estava falando da sua pessoa em si; Ele se referia aos seus ensinamentos.

Fica a seguinte frase para reflexão: Jesus não veio salvar ninguém literalmente falando como é pregado erroneamente por certas religiões, pois cada ser humano é inteiramente responsável pelo seu próprio destino, afinal, colhemos aquilo que plantamos; Jesus é o grande instrutor que veio mostrar para humanidade a forma de sermos pessoas melhores através dos seus ensinamentos e do seu exemplo.

Que Jesus nos ilumine sempre!

Comentários

  1. Meu coração bate em júbilo sempre que depara com as discertações conscientes e esclarecedoras, á luz da Doutrina Espírita, nos incentivando a busca da verdade. É mister que caiam as escamas de nossa cegueira espiritual para que vejamos e vivenciemos esta dádiva do Divino Mestre, através do Consolador prometido. Muita Paz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: