Pular para o conteúdo principal

Que tipo de Espírita você é?



Se lançarmos agora um olhar sobre as diversas categorias de crentes, encontraremos primeiro os espíritas sem o saber. São uma variedade ou uma subdivisão da classe dos vacilantes. Sem jamais terem ouvido falar da Doutrina Espírita, tem o sentimento inato dos seus grandes princípios e esse sentimento se reflete em algumas passagens de seus escritos ou de seus discursos, de tal maneira que, ouvindo-os, acredita-se que sejam verdadeiros iniciados. Encontram-se numerosos desses exemplos entre os escritores sacros e profanos, entre os poetas, os oradores, os moralistas, os filósofos antigos e modernos.

Entre os que se convenceram estudando diretamente os assuntos podemos distinguir:

1º) Os que acreditam pura e simplesmente nas manifestações.Consideram o Espiritismo como uma simples ciências de observação, apresentando uma série de fatos mais ou menos curiosos. Chamamo-los: espíritas experimentadores.

2º) Os que não se interessam apenas pelos fatos e compreendem o aspecto filosófico do Espiritismo, admitindo a moral que dele decorre, mas sem a praticarem. A influência da Doutrina sobre o seu caráter é insignificante ou nula. Não modificam em nada os seus hábitos e não se privariam de nenhum de seus prazeres. O avarento continua insensível, o orgulhoso cheio de amor próprio, o invejoso e os ciumentos sempre agressivos. Para eles, a caridade cristã não passa de uma bela máxima. São os espíritas imperfeitos.

3º) Os que não se contentam em admirar apenas a moral espírita, mas a praticam e aceitam todas as suas conseqüências. Convictos de que a existência terrena é uma prova passageira, tratam de aproveitar os seus breves instantes para avançar na senda do progresso, única que pode elevá-los de posição no Mundo dos Espíritos, esforçando-se para fazer o bem e reprimir as suas más tendências. Sua amizade é sempre segura, porque a sua firmeza de convicção os afasta de todo mau pensamento. A caridade é sempre a sua regra de conduta. São esses os verdadeiros espíritas, ou melhor os espíritas cristãos.

4º) Há, por fim, os espíritas exaltados. A espécie humana seria perfeita, se preferisse sempre o lado bom das coisas. O exagero é prejudicial em tudo. No Espiritismo ele produz uma confiança cega e freqüentemente pueril nas manifestações do mundo invisível, fazendo aceitar muito facilmente e sem controle aquilo que a reflexão e o exame demonstrariam ser absurdo ou impossível, pois o entusiasmo não esclarece, ofusca. Esta espécie de adeptos é mais nociva do que útil a causa do Espiritismo. São os menos capazes de convencer, porque se desconfia com razão do seu julgamento. São enganados facilmente por Espíritos mistificadores ou por pessoas que procuram explorar a sua credulidade. Se apenas eles tivessem de sofrer as conseqüências o mal seria melhor, mas o pior é que oferecem, embora sem querer, motivos aos incrédulos que mais procuram zombar do que se convencer e não deixam de imputar a todos o ridículo de alguns. Isso não é justo nem racional, sem dúvida, mas os adversários do Espiritismo, como se sabe, só reconhecem como boa a sua razão e pouco se importam de conhecer a fundo aquilo de que falam.

Fonte: Texto extraído do Livro dos Médiuns, capítulo 3, itens 27 e 28.
Que Jesus nos ilumine sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: