Pular para o conteúdo principal

A Bíblia não condena a Reencarnação!



Quem nunca passou pelo constrangimento de estar numa roda de conversa entre pessoas, seja essa conversa entre colegas de trabalho, amigos ou parentes e essas pessoas sendo protestantes (vulgo “evangélicos”) quando tomam conhecimento de que você é espírita te atacam verbalmente utilizando as Escrituras Sagradas dizendo que o Espiritismo é coisa do Diabo porque “segundo eles” a Bíblia condena a reencarnação?
Se você leitor(a) espírita até hoje nunca passou por essa situação, como tudo na vida existe uma primeira vez você pode ter certeza que terá diversas experiências “memoráveis” (adoro ser sarcástico!).
Digo isso porque nesses meus seis anos de Doutrina Espírita, já perdi as contas de quantas vezes passei por essa situação. Confesso a você que no começo até são gerados alguns questionamentos sobre a veracidade dos argumentos desses nossos companheiros, foi a partir daí que eu decidi estudar as informações que essas pessoas me passavam e hoje trago até você que tem sede de conhecimento o esclarecimento sobre esse assunto.
A passagem na qual muitos protestantes e alguns católicos (católico geralmente é mais “gente fina” e não te constrange tanto em vista de um protestante “fervoroso”) utilizam para “detonar” os espíritas sobre a reencarnação, encontra-se na carta do Apóstolo Paulo ao povo hebreu no capítulo 9 e no versículo 27 na qual diz a seguinte informação:

“E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo (hebreus 9:27)”.

Segundo a interpretação protestante dessa passagem, as palavras do Apóstolo Paulo anulariam qualquer ideia de que existe reencarnação visto o homem morreria somente uma vez ao invés de morrer várias vezes através do processo reencarnatório, pois morrendo uma só vez, após sua morte o homem estaria aguardando o dia do juízo final.
Perceba que o erro da interpretação protestante está em analisar essa passagem fora do contexto utilizando o versículo isolado, ou seja, fora do texto do Apóstolo Paulo.
Veja como a visão sobre as informações muda quando lemos junto com o versículo 27, os versículos 26 e 28:

De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes desde a fundação do mundo. Mas agora na consumação dos séculos uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado pelo sacrifício de si mesmo. E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo. Assim também Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação (Hebreus 9:26-28)”.

Em primeiro lugar, perceba que quando se fala em mortos, essa referência é uma figura de linguagem assim como a que estudamos no artigo sobre ressurreição dos mortos na qual morto é todo aquele que pratica o mal e vivo é todo aquele que pratica o bem, ou seja, o vivo vivencia as leis de Deus que foram passadas através do Evangelho de Jesus, o que está de acordo com a parábola do filho pródigo.
Em segundo lugar, quando se fala da segunda vinda de Jesus não se trata de uma aparição física, se trata da segunda vinda do Evangelho de Luz ao coração do homem, da reforma íntima do ser, o despertar da Divina Consciência no ser humano através da evolução moral.
Sendo assim, o real sentido para a passagem da carta do Apóstolo Paulo é que antes da encarnação de Jesus entre nós, o homem vivia fora dos desígnios de Deus porque não tinha instrução, porém a partir do momento que temos conhecimento do Evangelho da Lei Maior tudo o que fizermos nos será cobrado de acordo com o nosso grau de instrução, o que está de acordo com a máxima: a quem muito foi dado, muito será exigido.
Portanto, em nenhum momento o Apóstolo dos Gentios citou a reencarnação em seu texto aos hebreus, o que refuta os argumentos protestantes sobre a suposta condenação bíblica referente à reencarnação.

Que Jesus nos ilumine sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: