O desdobramento é muito conhecido popularmente como viagem astral.
Algumas doutrinas espiritualistas o chamam de projeção psíquica, projeção da consciência, projeção astral, etc.
Como você pode verificar, não importa o termo que se utilize, pois o fenômeno é o mesmo.
O desdobramento acontece quando nós (que somos Espíritos) saímos do corpo para “dar uma voltinha”.
Geralmente ele acontece de forma inconsciente durante o sono - pois é, quando dormimos o nosso Espírito sai do corpo - ou podemos provocá-lo de forma consciente, daí porque alguns chamam de projeção da consciência, porém para isso é necessário ingressarmos em grupo de estudos em um Centro Espírita sério ou alguma Sociedade Esotérica decente para aprendermos como fazer um desdobramento de forma consciente.
É importante saber que esse fenômeno está acessível a todas as pessoas.
E o que o Espiritismo fala sobre o desdobramento?
Segundo Kardec, o espírito aproveita-se com satisfação da oportunidade de escapar da prisão corporal sempre que pode. É um dos mais curiosos e ricos fenômenos, em que o ser se move livremente, pensa melhor, decide com maior conhecimento, mantém intenso intercâmbio com encarnados e desencarnados, segundo seus interesses e afinidades.
Todas as pessoas fazem desdobramento durante o sono, porém nem todas conseguem se lembrar, após o regresso ao corpo físico, do que fez durante o tempo em que estiveram parcialmente libertadas deste. Geralmente atribuem tudo a um sonho comum, ou seja, aquele resultante de suas disposições físicas ou psicológicas.
Diz Hermínio Miranda que “é nesse estado que o espírito consegue entrar na posse de algumas de suas faculdades superiores, pelo acesso aos arquivos da sua memória integral. Daí lembrar-se de encarnações passadas e até mesmo, em situações especiais, afastar a densa cortina que encobre o futuro”.
Por sua vez, Martins Peralva, ao analisar as situações em que pode ocorrer essa libertação espiritual, chama a atenção para a existência, nos trabalhos mediúnicos, do chamado médium de desdobramento, ou seja, “aquele cujo espírito tem a propriedade ou faculdade de desprender-se do corpo, geralmente em reuniões”. Desprende-se e excursiona por vários lugares na Terra ou no Espaço, a fim de colaborar nos serviços, consolando ou curando.
No caso se a pessoa desejar aprimorar a sua faculdade e aumentar os seus recursos, diz o autor que há condições de ordem moral das quais não pode prescindir: vida pura, aspirações elevadas, potência mental, cultivo da prece e exercício constante.
A respeito desse tipo de fenômeno, diz André Luiz: “considerável número de pessoas, principalmente as que se adestram para esse fim (desdobramento), efetuam incursões nos planos do espírito, transformando-se, muitas vezes, em preciosos instrumentos dos benfeitores da espiritualidade, como oficiais de ligação entre a esfera física e a esfera extrafisica”.
Portanto querido(a) leitor(a), o conhecimento está disponível para você, faça bom uso.
Que Jesus nos ilumine sempre!
O que vc pode me dizer sobre os sonhos lúcidos, que ligação ou diferenças existem entre um e outro?
ResponderExcluir