Pular para o conteúdo principal

Por que nem todo espiritualista é espírita?

Olá querido(a) leitor(a), desejo lhe fazer uma pergunta: Você sabe a diferença entre os termos Espiritismo e Espiritualismo? Será que eles têm o mesmo significado ou são termos diferentes?
Como nada acontece por acaso, é exatamente sobre isso que vamos estudar nesse artigo!
Para o nosso estudo, vamos analisar a definição de Allan Kardec no primeiro item da introdução do Livro dos Espíritos:


“Para as coisas novas necessitamos de palavras novas, pois assim o exige a clareza de linguagem, para evitarmos a confusão inerente aos múltiplos sentidos dos próprios vocábulos. As palavras espiritual, espiritualista, espiritualismo têm uma significação bem definida; dar-lhes outra, para aplicá-las à Doutrina dos Espíritos, seria multiplicar as causas já tão numerosas da anfibologia (duplicidade de sentido em uma construção sintática). Com efeito, o espiritualismo é o oposto do materialismo; quem quer que acredite haver em si mesmo alguma coisa além da matéria é espiritualista; mas não se segue dai que creia na existência dos Espíritos ou em suas comunicações com o mundo visível. Em lugar das palavras espiritual e espiritualismo, empregaremos, para designar esta última crença, as palavras espírita e espiritismo, nas quais a forma lembra a origem e o sentido radical e que por isso mesmo têm a vantagem de ser perfeitamente inteligíveis, deixando para espiritualismo a sua significação própria. Diremos, portanto, que a Doutrina Espírita ou o Espiritismo tem por princípio as relações do mundo material com os Espíritos ou seres do mundo invisível. Os adeptos do Espiritismo serão os espíritas, ou, se o quiserem, os espiritistas ”.

Portanto segundo Kardec, Espiritualista é toda filosofia que tem a crença na existência da dimensão espiritual. 
Nessa categoria podemos classificar todas as filosofias com exceção do ateísmo, ou seja, crenças como: Catolicismo, Protestantismo, Budismo, Islamismo, Umbanda, Candomblé, Quimbanda, Zoroastrismo, Judaísmo, Seicho-no-ie, Movimento Ramatís, Espiritismo, Hinduísmo, Rosacrucianismo, Maçonaria, Círculo Esotérico da Comunhão do Pensamento, Teosofia, etc.
Aí vem a pergunta: O Espiritismo é Espiritualista? Claro! Lembra que eu disse que Espiritualista é toda filosofia que tem a crença na existência da dimensão espiritual?
O Espiritismo assim como todas as filosofias têm um ideal Espiritualista, porém nem todas as filosofias compactuam com a ideia do Espiritismo na questão da reencarnação, comunicação e a existência dos Espíritos.
Algumas filosofias como a Umbanda e o Candomblé, por exemplo, embora compactuem com a questão da reencarnação, comunicação e a existência dos Espíritos, são filosofias que divergem da Doutrina Espírita em aspecto doutrinário e também em suas práticas, visto que o Espiritismo foca a questão científica das formas de comunicação com o plano espiritual, sendo oposto à questão dogmática existente nos rituais das filosofias afro-brasileiras.
Concluímos que todas as filosofias inclusive o Espiritismo são Espiritualistas, porém nem todas as filosofias são Espíritas.
Que esse artigo traga luz de entendimento a sua mente...

Que Jesus nos ilumine sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: