Pular para o conteúdo principal

Médium e Mediunidade

Olá querido(a) leitor(a), no artigo de hoje vamos estudar no Livro dos Médiuns que é um dos livros fundamentais do Espiritismo o que significa ser médium e, portanto ter mediunidade.
Ao consultarmos o “vocabulário espírita” no capítulo 32 do Livro dos Médiuns temos a seguinte informação sobre a palavra médium:


“(do latim: meio, intermediário). Pessoa que pode servir de medianeira entre os Espíritos e os homens”.

Veja que interessante!
Então médium é aquele que está entre duas dimensões. Para entendermos melhor, vejamos no exemplo em se tratando de altura:

->  Alto (Espíritos)
         
     ->   Médio (intermediário)

           ->   Baixo (homens)

Allan Kardec nos dá uma excelente especificação no item 159 do capítulo 14 do Livro dos Médiuns sobre essa questão:

“Toda pessoa que sente a influência dos Espíritos, em qualquer grau de intensidade, é médium. Essa faculdade é inerente ao homem. Por isso mesmo não constitui privilégio e são raras as pessoas que não a possuem pelo menos em estado rudimentar. Pode-se dizer, pois, que todos são mais ou menos médiuns. Usualmente, porém, essa qualificação se aplica somente aos que possuem uma faculdade mediúnica bem caracterizada, que se traduz por efeitos patentes de certa intensidade, o que depende de uma organização mais ou menos sensitiva”.

Portanto, mediunidade é a faculdade que o homem possui na qual o conecta com o plano espiritual.
Espero que você tenha gostado, pois no próximo artigo vamos estudar sobre os “tipos de mediunidade”.

Que Jesus nos ilumine sempre!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: