Pular para o conteúdo principal

Quem são Lúcifer, Satanás e Demônio?

Será que Lúcifer, Satanás e Demônio são a mesma coisa? E se o que nós julgamos ser o opositor do Cristianismo seja apenas um equívoco da interpretação dos grandes líderes religiosos?

Pois bem! Vamos estudar o significado de cada nomenclatura, quando foi criada, por quem foi criada e porque foi criada.


Lúcifer: representa a estrela da manhã (a estrela matutina), a estrela d'alva, o planeta Vênus. Do latim Lux fero que significa “o portador da luz”.
A nomenclatura “Lúcifer” aparece no Cristianismo quando acontece a Vulgata Latina em 382 d.C. quando o Papa Dâmaso pediu a Jerônimo (hoje conhecido como São Jerônimo devido a sua canonização pela Igreja Católica) que fizesse a tradução dos textos bíblicos para o latim que era o idioma oficial dos romanos, pois na época esses escritos estavam nos idiomas hebraico (alguns também em aramaico) e em grego. Como a Igreja Romana era a capital cristã então se fazia necessário ter os escritos sagrados em seu idioma para passar a mensagem evangélica aos novos fiéis (os romanos).
Ocorreu que São Jerônimo em sua tradução tendenciosa deu o título de portador da luz (Lúcifer) a um suposto anjo que segundo a tradição católica havia se rebelado contra Deus. Utilizando-se de passagens como Isaías 14:4-15 ao falar da estrela da manhã, sendo que o autor desse livro se referia ao rei da babilônia Nabucodonosor (e não a um anjo caído) no qual escravizara o povo judeu que era o povo escolhido de Deus.
Allan Kardec no livro O céu e o Inferno nos explica que um ser que é portador da luz não pode estar em trevas, pois a luz é a união de todas as virtudes; visto que o ódio, a vaidade e o orgulho são sentimentos primitivos o que não compete a um ser celeste.
O verdadeiro portador da luz é Jesus Cristo, pois Ele é Lúcifer como diz na passagem bíblica de Apocalipse 22:16.

Satanás ou Satã: significa adversário/opositor em hebraico (idioma judaico). Portanto todo aquele que é contrário a uma ideologia/pensamento é um satanás.
Essa expressão (satanás) era tão comum para os judeus que até Jesus a utilizou quando Pedro tentou impedi-lo de cumprir sua missão (essa passagem nós vemos em Mateus 16:21-23). Em momento algum Pedro estava possuído por um Espírito do mal e sim estava indo contra a ideia de Jesus, por essa razão é que ele foi chamado por Jesus de satanás.

Demônio: Do grego Daemon que significa Espírito/Divindade.
Essa nomenclatura é usada pelos gregos para denominar qualquer ser de origem espiritual independente se ele for bom ou mau.
Na Bíblia nós encontramos essa terminologia somente no Novo Testamento; e por que?
Simples! Na Palestina (terra de Jesus) era igual o que é hoje o Brasil, pois lá existiam pessoas vindas de diversos países e entre eles os gregos. Como os primeiros cristãos ao contrário dos judeus, pregavam que todas as raças, nações e tribos são filhos de Deus (vide a passagem de Romanos 3:29-30), muitos gregos convertidos ao Cristianismo começaram a escrever os Evangelhos para transmitir aos outros povos (por isso que quando foi feita a vulgata muitos escritos estavam em grego). Então é por isso que encontramos nas escrituras que Jesus expulsava demônios (Espíritos), embora devido à vulgata, a Igreja Romana pelas mãos de São Jerônimo tenha se referido aos daemons somente como Espíritos do mau, a verdade é que essa nomenclatura é para qualquer ser de origem espiritual. Inclusive se nós verificarmos a passagem de João 4:24 onde Jesus diz que Deus é Espírito,  no grego fica como Deus sendo um “demônio” visto que Ele é um ser de origem espiritual/divina.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: