Pular para o conteúdo principal

Tipos de Mediunidade


Olá querido(a) leitor(a)!
Como havia prometido no artigo anterior “médium e mediunidade”, hoje vamos estudar quais são os tipos de mediunidade que o ser humano possui.
Temos os seguintes tipos de mediunidade:


Clarividência: Faculdade de ver Espíritos e formas de energias presentes no plano espiritual.

Audiência: Faculdade de ouvir sons de natureza espiritual (vozes, ruídos e barulhos causados pelos Espíritos).

Psicofonia: Faculdade na qual o Espírito utiliza as cordas vocais do médium para se comunicar.

Psicografia: Faculdade na qual o Espírito utiliza a mão do médium para transmitir uma mensagem através da escrita.

Pneumatografia: Faculdade oposta à psicografia, pois o Espírito transmite uma mensagem através da escrita, porém sem a intermediação de um terceiro, apenas utilizando a energia vital (energia que somente os seres encarnados possuem) para produzir o fenômeno.

Psicometria: Faculdade que certas pessoas possuem ao contato direto ou à presença de um determinado objeto, apreender psiquicamente a história do objeto em si, como matéria, ou a história de seu possuidor ou de pessoas que estiverem relacionadas com esse objeto, reconstituindo os respectivos ambientes, os fatos, pensamentos e sensações por ela vivenciados no passado e no presente.
Segundo Ernesto Bozzano (um dos grandes nomes do Espiritismo no Brasil), esse tipo de mediunidade é uma das modalidades da clarividência.
Um bom exemplo dessa categoria mediúnica está presente no seriado americano “O Vidente”.

Psicopictografia: Sendo uma prima distante da psicografia, a faculdade de psicopictografia nada mais é do que a comunicação do Espírito através da mão do médium em âmbito artístico como pintura, escultura, etc.

Desdobramento: Ou viagem astral. Faculdade em que o Espírito da pessoa sai do corpo temporariamente para “passear”.
Geralmente ocorre durante o sono, ou seja, quando dormimos.

Telepatia: do grego tele (à distância) + pathos (pensamento), ou seja, transmissão de pensamento à distância.

Espero que você aproveite ao máximo esse conhecimento...

Que Jesus nos ilumine sempre!

Comentários

  1. referente a clarividência, só é possível ver o espírito no plano espiritual ou em qualquer lugar e em qualquer momento? e tem algo a ver com os chakras “terceiro olho” ou glândula pineal?

    ResponderExcluir
  2. Jayton, clarividência é o ato de ver Espíritos em qualquer lugar e em qualquer momento.
    Essa faculdade tem a ver sim com o chakra frontal e também com a glândula pineal.
    Todas as faculdades mediúnicas tem a ver com a glândula pineal, inclusive você me inspirou a criar um artigo falando sobre essa glândula.
    Em breve postarei.
    Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Como desenvolver a Psicografia

A Psicografia é uma faculdade mediúnica muito conhecida e divulgada pelos meios de comunicação (TV, rádio, cinema, etc), tendo médiuns de renome como Chico Xavier, por exemplo, que sempre atraíram a atenção de muitas pessoas em relação à este fenômeno. Pois bem... Embora nem todas as pessoas possam ser médiuns de psicografia, aquelas que possuem a aptidão para tal faculdade podem estudá-la e desenvolvê-la. Segundo Allan Kardec, a pessoa pode ser autodidata (estudando os livros da Codificação e desenvolver a mediunidade por conta própria) ou participar de um grupo de pessoas (estudar e desenvolver a faculdade em grupo). Caso você não tenha acesso à um Centro Espírita, em se tratando do desenvolvimento da Psicografia, recomendamos o estudo sobre o texto abaixo escrito por Allan Kardec em "O Livro dos Médiuns":

A sociedade umbralina dos Magos Negros

Os Magos Negros é uma sociedade que existe no Umbral especializados em manipulação de fluidos da natureza e exímios conhecedores das leis que os regulam.   São ótimos em manipulações mentais através da telepatia. Essa sociedade é composta somente por Espíritos de elevado intelecto que utilizam o conhecimento que possuem para manipular mentalmente encarnados e desencarnados.

A questão dos médiuns espíritas e o Deuteronômio 18

Há uns anos, uma grande amiga minha trouxe-me a Bíblia da sua mãe que é Testemunha de Jeová (nada contra, onde eu vivo existem muitos e são uma jóia de pessoas), só para eu ler uma passagem que ela viu e que achou por bem mostrar-me. Era o Deuteronômio 18: 10-11 e diz o seguinte: