Os tempos são chegados e o fim do mundo está próximo através das transformações que estão ocorrendo dia após dia.
Muito tem se falado a respeito e esse assunto já não é mais apenas de âmbito religioso. Ah! E por falar em religião, Jesus estava certíssimo ao prever que o mundo irá acabar, porém...
Como sempre nós nos equivocamos ao interpretar tudo ao pé da letra.
Você deve estar se perguntando: Afinal, o mundo vai acabar ou não? E se vai acabar, vai ser de que forma?
Pois bem! Como o assunto sobre o fim do mundo é de natureza religiosa em primeiro lugar, nada melhor do que estudar os ensinos de Jesus.
Para entendermos o ponto de vista desse célebre professor, é válido saber o tipo de formação acadêmica, cultural e filosófica que ele possuía, tendo como exemplo que Jesus desde os doze anos de idade já debatia assuntos complexos com os intelectuais de seu tempo.
É importante saber que não existem indícios científicos referentes à interpretação literal dos judeus, protestantes, católicos, islâmicos e outros povos sobre o fim do mundo embora gere polêmica e medo no povo além de enriquecer o bolso dos cineastas de Hollywood com filmes do gênero como 2012.
Muitos religiosos podem dizer que as profecias estão se cumprindo devido aos cataclismos que estão ocorrendo, porém é necessário saber que cataclismo segundo o Dicionário Aurélio significa alteração violenta, devida a quaisquer causas, ocorrida na superfície da Terra, ou seja, isso sempre ocorreu e sempre vai ocorrer, pois é comprovado pelos geólogos que as placas tectônicas do nosso planeta estão em constante movimento e que a nossa atmosfera sempre esteve em mutação.
Aí vem pergunta: Então por que Jesus estava certo ao prever que o mundo irá acabar?
Levando em conta que Jesus era um homem extremamente inteligente e, portanto dotado de um imenso conhecimento filosófico, nada mais justo que o sentido da palavra mundo seja figurado ao invés de literal. Afinal, Jesus transmitia seus ensinamentos através de parábolas que nada mais são que figuras de linguagem, não é mesmo?
E como sentido figurado e não literal para a palavra “mundo”?
Simples! A palavra “mundo” não é usada somente como significado de planeta, pois isso dá a interpretação errada de que o planeta Terra será destruído.
A palavra “mundo” pode ser usada para se referir a pessoas!
Exemplos:
Todo mundo que estava ontem na casa da vovó comeu biscoito.
Depois do almoço todo mundo foi tirar uma soneca.
Portanto, quando Jesus disse que o “mundo irá acabar”, Ele se referia ao fim de um grupo de pessoas, ou seja, de uma sociedade, de uma ideologia.
Esse “fim do mundo” já vem acontecendo com a reforma moral na qual a humanidade está vivenciando.
É só reparar que não temos tantas guerras como antigamente, inclusive existem passeatas que as pessoas promovem em favor da paz. Hoje vivemos num país democrata onde temos liberdade de expressão, liberdade de crenças e liberdade de raças.
Repare que quando existe algum fenômeno natural no qual pessoas ficam desabrigadas principalmente em épocas de chuva forte, existem pessoas que se mobilizam e prestam ajuda aos necessitados.
O mundo é belo, porém tudo depende da ótica pela qual o enxergamos...
Que Jesus nos ilumine sempre!
Comentários
Postar um comentário